Complicated foi o primeiro single lançado por Avril Lavigne, em 14 de maio de 2002. Ele marca uma revolução no cenário pop da época…

Como assim?

Se você não se lembra (ou se não havia nascido), as cantoras daquela época eram assim:

britneyspearsteenpeoplemagazine2001photoshootuhq06

Enquanto Avril Lavigne agia assim:

skate avril lavigne

E por que Complicated se tornou tão especial?

Bem, vou explicar isso com dez motivos básicos:

1 – Complicated é o segundo single mais bem sucedido de Avril Lavigne. (Vindo apenas atrás de Girlfriend!)

Girlfriend

 

(Girlfriend vai ganhar seu próprio flashback em breve.)

2 – Complicated é o motivo por qual Avril concorreu a dois Grammys em 2002. A faixa foi nomeada Song of the Year (Canção do Ano) e Best Female Pop Vocal Performance (Melhor Performance Vocal Feminina Pop).

avril-grammy

3 – Complicated recebeu 1 Disco de Platina no Brasil e 2 de Platina nos Estados Unidos. O que significa que vendeu mais de 80 mil cópias aqui e mais de 1 milhão lá.

4 – A faixa veio acompanhada de dois b-sides bastante importantes. O primeiro foi I Don’t Give. Você deve conhecê-la do DVD My World. Ela entrou no setlist e foi tocada na turnê. Existem duas versões dela: a primeira traz o refrão: ‘I don’t give a damn, I don’t give a shit.’ e a segunda, censurada, canta ‘I don’t give it up. I don’t give a damn.’

http://youtu.be/oUL807ZK_TA

5 – E o segundo B-side de Complicated é a faixa Why cuja gravação disponível é acústica. Alguns devem se perguntar: porque Why? O motivo é simples. Ela foi a primeira canção tocada por Avril Lavigne para sua gravadora. Depois de se aventurar por Nova York, Avril foi chamada para tocar para L.A. Reid, um dos grandes produtores da Arista Records, uma seção da Sony BMG. Ela se sentou diante dele com o violão, tocou Why e saiu de lá com um contrato de 1,5 milhão na mão.

6 – Ela foi votada o 8º melhor single a década de 2000 pela revista Rolling Stone.

7 – E foi considerada a 197ª melhor música no “500 Melhores Músicas Desde Que Você Nasceu” da revista Blender.

8 – E ficou em 83º nos “100 Melhores Singles da Década” da Billboard.

9 – Complicated foi nomeada para 16 prêmios e ganhou nada menos que 12 deles!

_38225326_arvil[1]
10 – E ela foi tão, mas tão famosa, que ganhou uma paródia do Weird Al Yankovic, que é simplesmente o parodista mais famoso dos Estados Unidos:

http://youtu.be/JDq0sXlaBd4

* E a própria equipe de Avril aprovou a canção, pois Weird Al apenas lança paródias autorizadas, mesmo que a lei lhe permita regravar o que quiser.

Imagino que nesta altura você já deve estar nostálgico… Provavelmente já botou Complicated para tocar enquanto lê esta matéria e está cantando os “no, no, no” junto com Avril… Estou certo?

Antes que você comece a quebrar guitarras e correr para um shopping com os amigos para destruir tudo, deixa eu te contar outras coisas legais sobre Complicated:

1 – Durante um show realizado nos Estados Unidos, Avril não lembrou de trechos da música. No entanto, sem se envergonhar, ela olhou para o guitarrista Evan e, gargalhando, disse: ” Esqueci os versos”.

1202501760_f

2 – Existe um remix oficial de Complicated feito pelo The Matrix que não entrou no álbum. Embora quase idêntica, a faixa tem menos backing vocals e um tom mais leve. Dá pra ouvir que a voz da Avril está menos computadorizada.

3 – Até o sucesso de Sk8er Boi, a indústria temia que Avril fosse um one hit wonder (aqueles cantores que lançam um hit de sucesso e desaparecem como a Carly Rae Jepsen). A MTV americana se manifestou quanto a isso:

Mesmo se ela nunca vender sequer uma cópia de outro álbum, sempre terá “Complicated”, legitimamente louvada como um dos melhores singles da década passada.”

Ainda bem que eles estavam errados…

4 – Avril não compos Complicated sozinha. Foi um trabalho em equipe com The Matrix (Scott Spock, Lauren Christy, and Graham Edwards). Olha eles aqui:

matrix6.l

5 – Em uma entrevista para a divulgação do álbum Avril Lavigne (2013), Avril diz que Complicated foi composta de uma vez. Ela estava em um jardim com laranjeiras acompanhada de Lauren Christy (The Matrix) em uma casa em Los Angeles e compuseram Complicated e Sk8er Boi na mesma semana.

6 – Mas essa parceria foi polêmica… Muito polêmica… Porque anos após o lançamento do single, a equipe The Matrix contou uma versão diferente dos fatos. Eles disseram que quando Avril Lavigne chegou até eles, eles notaram que a música dela não era condizente com sua imagem e atitude. Assim, depois de conversar com ela por uma hora, eles a mandaram para casa para voltar no dia seguinte. Quando ela retornou, eles lhe mostraram a faixa Complicated que estava quase completamente composta. Avril teria apenas trocado uma palavra ou outra.

7 – Independentemente das histórias, o fato é que Complicated foi composta junto com outra faixa chamada Falling Down, que você pode ouvir aqui:

8 – Complicated é sobre como as pessoas fingem para serem aceitas. Sobre isso, Avril disse:

Às vezes eu fico incomodada com como as pessoas fingem. Eles botam uma máscara e tem duas caras…”

9 – Quando eles tocaram Complicated para L.A. Reid, ele aprovou a faixa e decidiu que ela seria o primeiro single de Let Go.

10 – E o clipe foi dirigido por The Malloys, que são dois irmãos famosos por uma leva de videoclipes de sucesso. Olha eles aqui:

malloys_body_lead_wide

Emmett e Brendan Malloy (http://www.malloybrothers.com/about/)

* O vídeo foi gravado no Eagle Rock Plaza, em Los Angeles. A gravação durou dois dias e o shopping permaneceu aberto.

E a pergunta que não quer calar? E se fossemos resenhar Complicated hoje?

Complicated foi um excelente single de lançamento. A faixa vendeu uma imagem bem clara e definida de Avril Lavigne que era o que faltava no mundo naquele momento. Cantoras pop tinham uma imagem muito parecida, voltada para o corpo, o carnal e não havia nada muito feminista. Garotas vestiam o que vendia e ninguém se opunha a indústria… Surge então uma garota do interior do Canadá que acabara de descobrir o rock. Andando de skate, com calças largas, mostrando o dedo do meio e se recusando a usar qualquer coisa que mostrasse seu corpo. E ela tinha corpo… E tinha beleza… Mas optou por não deixar isso ofuscar sua música.

É fato que a letra em si é um pouco vazia. Ela fala de todo mundo e de ninguém ao mesmo tempo. Mas era filosofia no início dos anos 2000. Talvez ainda seja entre os adolescentes. Todos queremos nos firmar e construir uma imagem firme para resistir os anos mais cruéis de nossas vidas… A adolescência é definitivamente um deles.

Existe um romance que não se declara romance. Avril reclama de alguém que muda na presença dos outros. O tom é de um namorado ou de um cara que ela gosta, mas ela jamais assumiria isso… Afinal, aquela garota skatista era a responsável por chutar os caras, e não sofrer por eles.

Os vocais são bem alinhados, a mixagem é típica dos anos 2000. Nenhum instrumento toma conta a música. Você ouve guitarras, bateria, baixo, um sintetizador… Tudo muito bem mixado. É interessante notar como o mundo da música mudou: em 2002, Complicated era pop rock. Hoje, ela seria uma balada pop.

Por fim, o vídeo de Complicated permanece como um dos melhores vídeos de Avril Lavigne. O estilo descolado, o tom de Blink 182… Quem nunca se imaginou quebrando um shopping depois daquele vídeo? Quem nunca quis ter amigos como Avril Lavigne e os meninos de sua banda?

Complicated será sempre lembrada como um dos maiores hits da carreira de Avril. E o motivo disso é todo o combo de momento perfeito para a música perfeita e a atitude à altura. Se tem uma coisa da qual Avril Lavigne nunca deve se arrepender, é de mostrar sua face para o mundo através dessa canção…

Ficou com saudade? Olha o vídeo aqui: