Em 25 de Dezembro de 2016, Avril Lavigne anunciou através na sua conta no Instagram que estava trabalhando em novas canções para seu próximo álbum de estúdio, porém foi somente em Agosto de 2018 que a cantora começou a disponibilizar teasers do lançamento em suas mídias sociais, usando fotos da gravação de um suposto videoclipe.

O retorno de Avril Lavigne na música só aconteceu em 19 de Setembro de 2018 com o lançamento de Head Above Water em todas as plataformas digitais. A canção é uma carta aberta de Avril para o público ao demonstrar toda a sua luta contra a doença de Lyme.

Foto: Instagram @AvrilLavigne

“Quando eu estava na minha cama, minha mãe ficou me abraçando e pensei que realmente estivesse morrendo. E eu tinha aceitado isso. E naquele momento de alguma forma, as letras de novas canções vieram em mim. E de repente, pensei em todo o conceito. Anotei tudo isso no meu celular: Deus, me ajude a manter a minha cabeça acima da água, então poderei respirar, Me resgate!” – Documentário Especial iHeartRadio.

 Avril Lavigne, Travis Clark, e Stephan Moccio foram os responsáveis em dar vida à Head Above Water – produzida pela gravadora BMG. A música foi tão bem recebida pelos fãs e pela mídia que alcançou o 1º lugar em mais de 32 países! E após decorrer um ano de lançamento,  está no TOP 3 das músicas mais populares da cantora no Spotify, o vídeoclipe que foi lançado em 27 de Setembro de 2018 (no mesmo dia do aniversário de Avril) acumula mais de 85 milhões de visualizações no Youtube.

Após o término do show em Los Angeles, a cantora e sua equipe fizeram uma pequena comemoração. Confira aqui e aqui.

Atualmente, Avril Lavigne está na estrada com sua nova turnê “Head Above Water Tour” com a maioria dos ingressos esgotados.