O colunista Shawn Graham, do site Fast Company, especialista marketing, publicou um artigo no qual destaca o sucesso da web-marketing usado por Avril Lavigne e sua equipe junto a JustFabulous na parceria de sua marca, Abbey Dawn. Ele não chega a citar Lady Gaga, no entanto, eu cito aqui e explico porquê. Gostando ou não da música, é inegável o poder que Lady Gaga tem de criar uma marca mundial em torno do seu nome. Muito mais que um penteado ousado, Avril Lavigne e Lady Gaga têm muito mais coisas em comum do que você pode imaginar.

O social media Australiano, Jesse Desjardins, provavelmente concordaria comigo e eu vou lhes dizer o porquê. Ele nos deu 10 maneiras de ser um gênio do marketing como Lady Gaga(Em Inglês), elas são: 1 – Ter uma opinião. 2 – Popularidade nas mídias sociais. 3 – Ser diferente. 4 – Não tem medo de ganhar muito dinheiro. 5 – Dá aos seus fãs algo para se conectar a ele. 6 – Ame seus monstrinhos. 7 – Não tenha medo de experimentar: você não pode agradar a todos. 8 – Ter as pessoas certas ao seu lado. 9 – Produzem materiais avassaladores. 10 – Ter um propósito.

1 – Ter uma opinião;Eu basicamente micro administro tudo, especialmente agora que tem muito mais que minha musica acontecendo. É engraçado porque você provavelmente não olha pra mim e sabe quanto os negócios estão envolvidos em tudo. Eu gasto muito tempo em reuniões” diz Avril para revista Z!nk, em 2009. Ela está totalmente envolvida no designer de sua linha de roupas, Abbey Dawn, e para seu perfume, Black Star, ela não apenas escolheu a fragrância e a embalagem, ela também escreveu o anúncio. “Eu me diverti muito, é tipo uma canção de ninar.” completa. 2 – Popularidade nas mídias sociais; Rihanna, Bob Marley e Avril Lavigne foram os músicos mais citados pelos usuáros da maior rede social do mundo, o Facebook e a dos artistas mais buscados no Google no país, em 2011. 3 – Ser diferente; Ela não só é diferente como lançou tendências. Antes de aparecer com seu hit “Complicated”, as mulheres sofriam com a escova para deixar o cabelo lisinho. Aí ela chegou com seu cabelo estupidamente liso, e 10 entre 10 mulheres se perguntaram: “O que essa garota fez no cabelo pra deixar ele TÃO liso assim?”. O segredo foi revelado pela cantora: Chapinha! A coisa foi virando febre, todas as mulheres queriam seu cabelo tão lisinho quanto o dela, e a moda foi sendo difundida mundo afora. O resultado disso? 9 entre 10 mulheres já fizeram chapinha pelo menos uma vez na vida.  4 – Não tem medo de ganhar muito dinheiro; Na lista Forbs Top 10 Mongul in the Making em 2008 ela teria ganhado 13 milhões de dólares. 5 – Dá aos seus fãs algo para se conectar a ele; @AvrilLAvigne no Twitter ou Facebook.com/AvrilLavigne – divirta-se! 6 – Ame seus monstrinhos; Ou suas estrelas pretas. Ela nos ama, pode apostar. 7 – Não tenha medo de experimentar: você não pode agradar a todos;Você nunca vai agradar todo mundo. Eu realmente só estou fazendo isso por mim mesma e sendo verdadeira comigo mesma. Meu estilo é quem sou, e eu estou feliz com isso… Eu amo o que eu faço e quero continuar fazendo isso.” diz Avril para revista Z!nk. 8 – Ter as pessoas certas ao seu lado; Avril já comentou sobre a mudança de gravadora – ela está agora na Epic Records – diz estar muito animada por trabalhar com LA Reid novamente e acrescenta: “estou inspirada novamente para fazer música”. 9 – Produzem materiais avassaladores; já consagrada com singles como “complicated” e muitos outros, nós estamos muito animados com resultado do quinto álbum de estúdio que está para sair. 10 – Ter um propósito; Eu sinto que minha mensagem ao longo dos anos tem sido consistente, sobre acreditar em você mesmo e ser forte. Seja forte, lute por você mesmo: seja quem você é” Diz Avril em entrevista ao Cambio. Além disso, ela trabalha com questões sociais na The Avril Lavigne Foundation.

Disso, podemos concluir que Avril Lavigne deixou de ser aquela adolescente que estourou nas rádios em 2002, para tornar-se uma mulher de negócios. Fez a lição de casa e hoje trabalha com o que e quem ama. Ela cresceu, tem pessoas boas ao seu lado, e como em 2002, e está pronta para voltar as paradas. Para terminar este artigo, uma citação do texto do colunista do Portal R7, André Forastieri, em seu post sobre Avril Lavigne: “A adolescência é excitante, surpreendente, angustiante e todas as outras emoções limite que você quiser listar. Mas uma hora ela acaba. E aí – quando você já sabe mais ou menos quem é e se sente confortável dentro da própria pele – é que a diversão começa de verdade” just be epic, Avril Lavigne!

• Confira em nosso Fórum a tradução na íntegra do artigo feito pelo  colunista Shawn Graham, do site Fast Company, e comente clicando aqui. É necessário cadastro.