“Quando eu estava na minha cama, minha mãe estava me abraçando e pensei que estivesse morrendo, e eu já tinha aceitado isso. Naquele momento, as letras das novas canções foram “jogadas” em mim e de repente, pensei em todo o conceito nas letras. Comecei a anotar tudo no meu celular: “Deus, me ajude a manter a minha cabeça acima da água, então poderei respirar, me resgate!”.
Esse foi o pontapé inicial do álbum.”

Em Dezembro de 2014, tivemos a notícia de que Avril Lavigne havia sido diagnosticada com a doença de Lyme. No começo o relato da doença assustou aos fãs, pois Avril havia pedido para que todos rezassem/orassem por ela. “Sentei atrás de um piano e cantei além da dor” diz Avril. Após o diagnóstico, foram dias e mais dias em batalha contra a doença. Avril se ausentou dos palcos, das redes sociais e dos fãs. Depois de um longo tempo, em fase de tratamento, tomando fortes remédios e antibióticos, em 25 de dezembro de 2016, Avril Lavigne pronunciou no Instagram sobre o lançamento do álbum pela primeira vez. Em 1 de Março de 2017, anunciou a assinatura com a BMG Rights Management e prometeu lançar o álbum em breve.

Em Maio/2018, a cantora terminou de gravar o álbum e anunciou a nova era em Setembro do mesmo ano. Em uma carta aberta para os fãs, Avril relatou toda a sua trajetória para o lançamento do álbum. Relembre:

“Oi pessoal,

Estou muito feliz por finalmente poder anunciar o primeiro single do meu novo álbum juntamente com a data de lançamento. Cinco anos se passaram desde que eu lancei meu último álbum. Passei os últimos anos em casa lutando contra a doença de Lyme. Esses foram os piores anos da minha vida enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais. Eu consegui transformar essa luta em música de que tenho muito orgulho. Eu escrevi músicas na minha cama e no sofá e gravei lá também. Palavras e letras que são tão verdadeiras para minha experiência sairam de mim sem nenhum esforço. Verdadeiramente … mantendo meu ânimo, tendo metas para alcançar e um propósito para viver, minha música ajudou a me curar e me manter viva.

Obrigada por esperar tão pacientemente enquanto eu lutava e ainda luto, a batalha da minha vida. A primeira música que eu escolhi lançar se chama “Head Above Water”. É também a primeira música que eu escrevi na minha cama durante um dos momentos mais assustadores da minha vida. Eu tinha aceitado a morte e podia sentir meu corpo se desligando. Eu senti como se estivesse me afogando. Como se eu estivesse indo pra baixo d’água e eu só precisava respirar. Como se eu estivesse em um rio sendo puxada por uma corrente. Incapaz de respirar. Orando a Deus para que Ele me ajudasse a manter minha cabeça acima da água. Para me ajudar a ver através da tempestade. Eu fiquei mais perto Dele. Minha mãe me segurou. Nos braços dela, escrevi a primeira música que estou lançando para contar minha história. Mais tarde, conheci uma bela alma, Travis Clark, e nos sentamos ao piano e esculpimos o resto da música. Então eu levei a musica para o gênio, Stephan Moccio e amei o que ele fez com a música.

Eu decidi ser sincera sobre a minha luta, aberta e mais vulnerável do que nunca. E, para ser sincera, parte de mim não quer falar de estar doente porque quero que tudo fique para trás, mas sei que preciso. Porque não só é uma parte da minha vida, eu preciso trazer consciência para a gravidade da doença de Lyme. Uma única picada do inseto pode acabar com você. As pessoas não estão conscientes de que Lyme deve ser tratada quase imediatamente. Muitas vezes, se eles estão cientes, eles não são tratados simplesmente porque eles não podem obter um diagnóstico de Lyme! E mesmo quando recebem um diagnóstico, muitas vezes simplesmente não podem pagar pelo tratamento.

Minha Fundação quer ter certeza de que isso não aconteça com a mesma frequência que acontece. Portanto, em nosso site, estamos fornecendo agora recursos de prevenção e links para que você possa se conectar com os médicos especializados em Lyme (que aprenderam a diagnosticar corretamente este doença e fornecer tratamento o mais rapidamente possível). Em breve, anunciaremos uma aliança com as principais equipes científicas que acelerarão a pesquisa de Lyme. E estamos prestes a lançar uma iniciativa com a qual você pode nos ajudar – para que, juntos, possamos ajudar mais pessoas afetadas pela doença de Lyme a obter o tratamento de que precisam desesperadamente para vencer a doença. Por favor, junte-se a nós na luta enquanto eu conto ao mundo a minha história e trago consciência para a doença de Lyme. Estou pegando minha vida de volta e fazendo o que sei que nasci pra fazer nessa vida, musica. E compartilhando minha cura e esperança, através da minha música. Desejo que tudo isso te toque, lhe traga forças, te levante, inspire e encoraje. Eu quero mais do que QUALQUER COISA estar de volta aos palcos. Segurar minhas guitarras e correr por aí. Cantar e viajar pelo mundo para ver todos os meus fãs. Eu farei tudo que puder para voltar ao palco, viajar, cantar para vocês, trabalhar de novo. Mas eu tenho que ouvir meu corpo e manter um equilíbrio saudável, então, por favor, sejam pacientes. Eu escrevi e gravei este álbum e para mim este é um momento vitorioso. Um grande feito. Estou muito orgulhosa e grata a todos que esperaram tão pacientemente e amorosamente comigo para apoiar este processo.

Aqui. Agora tenho um histórico muito forte, triunfante, poderoso e verdadeiro para mim e minhas experiências nos últimos anos. Meu primeiro single é chamado de “Head Above Water” e será lançado no dia 19 de setembro. Estou muito animada em retornar com novas músicas e ter vocês nesta jornada comigo. Vamos lá! Nova era!

Todo meu amor, Avril”.

Após a carta aberta, foi uma longa espera para que o tão esperado dia chegasse. No mês de seu aniversário, começaram as divulgações do álbum. No dia 26 de setembro de 2018 foi ao ar a primeira performance da música do álbum no Jimmy Kimmel Live!, gravada em gravada em 12 de Setembro – relembre aqui.

“Isso deixa o meu coração tão inacreditavelmente completo, estrear o vídeo da música #HeadAboveWater para todos vocês hoje, no meu aniversário. Desde o primeiro dia em que comecei a escrever essa música, eu me inspirava, reunia sinais e imaginava como o videoclipe poderia ser. @ElliottLester88, te respeito muito. Você é incrivelmente talentoso. Obrigada por trabalhar perto de mim e ouvir minhas ideias. Você não apenas capturou completamente minha visão, mas também levou esse vídeo a um nível totalmente novo, mesmo quando isso significou ir até a Islândia. Você é o meu herói. Adorei cada momento de trabalhar nesse vídeo com você.
Obrigada aos meus co-escritores @traviswethekings, eu sei que Deus te trouxe para trabalhar comigo e @Stephanmoccio, você arrebentou nesta música. Estou obcecada com a produção. Chad Kroeger e @CBaseford, obrigado por gravarem meus vocais. Vocês trabalharam muito bem juntos. Vocês cuidaram tão bem de mim e me ajudaram nessa experiência. Eu não posso agradecer o suficiente.”

Performance de “Head Above Water” no programa Jimmy Kimmel Live!

Avril participou de programas como The Talk, Good Morning America, GMA, iHeart Radio, Dancing with the Stars entre outros para divulgar o seu novo trabalho. Foi em 19 de Setembro que o primeiro single do álbum “Head Above Water” chegou em todas as plataformas digitais. Na canção faixa-título, Avril fala sobre sua batalha contra a doença de Lyme e dos momentos difíceis que passou enquanto estava doente de cama. Exatamente no dia de seu aniversário, o vídeoclipe da música é lançado no canal oficial da cantora no Youtube – hoje ultrapassando mais de 90 milhões de visualizações. Além de “HAW”, foram lançados também os singles “Tell Me It’s Over” anunciado como o segundo single do álbum em 5 de Dezembro de 2018, e “Dumb Blonde” lançado em 12 de Fevereiro de 2019 (faltando poucos dias do lançamento do álbum).

Meses depois e faltando poucos dias para o lançamento do álbum, Avril Lavigne começou a soltar pequenos trechos das canções do álbum em seu Instagram. Em cada publicação, Avril explicava o sentido de cada música – que deixava os fãs cada vez mais ansiosos. Oficialmente em 15 de Fevereiro de 2019 o álbum “Head Above Water” é lançado em todas as plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube e Amazon.
A versão física do álbum no formato digipack começou a ser vendida na pré-venda no site oficial da cantora, custando U$$ 20 dólares. Fãs dos Estados Unidos, Europa e Ásia foram os primeiros que sentiram o “HAW” nas “mãos”. Aqui no Brasil o CD demorou muito chegar e ser comercializado – no Twitter, fãs caíram em cima da Warner Music (gravadora oficial no Brasil) questionando tal atraso. Nós do ALBR foram contemplados por Avril: recebemos o CD autografado e sorteamos uma foto autografada para os fãs – veja aqui.

O Head Above Water foi tão recebido pelos fãs e mídia, sendo eleito entre as melhores canções de 2018 pela Billboard. Ocupando a 97ª posição aparece ao lado de grandes nomes como Maroon 5, Nicki Minaj, Bebe Rexha, Cardi B, Ariana Grande, Drake, Lady Gaga, Calvin Harris, Dua Lipa e Taylor Swift.

“Here’s to never growing up”, Lavigne cantou cinco anos atrás em seu último álbum de estúdio. “Here’s to just trying to stay alive” (algo como “Um brinde por apenas tentar ficar viva”, ela basicamente canta no single de retorno deste ano, que detalha um momento depressivo em sua batalha contra a Doença de Lyme, quando ela tinha “aceitado a morte” Lavigne não é a mesma artista que conhecemos em 2013: Ela está TROCANDO os Hot Topics por vestidos Galadriel, guitarras espetadas por pianos e cordas – ela poderia tornar isso mais óbvio? Mas seus dispachos de holofotes escuros são tão impressionantes quanto suas “desventuras de um bêbado”, e suas letras sobre como se voltar a Deus em um momento de crise fizeram de “Head Above Water” o centro da Sk8er-girlz-e-Cristã-rádio Diagrama de Venn”.

“I Fell in Love With The Devil” foi o último single lançado oficialmente. Em uma de seus entrevistas, a cantora revelou que irá trabalhar com “It Was In Me” uma das músicas mais lindas e preferida dos fãs – confira aqui.

Um ano após o lançamento, Avril Lavigne está de férias e está perto de voltar com a Head Above Water Tour! 28 shows estão marcados na Europa e Ásia e estamos aguardamos ansiosos pela sua vinda ao Brasil ♥